sábado, 21 de fevereiro de 2015

nome

por que, em todos os tempos, em todas as culturas e em todos os lugares, nomeia-se? por que o nome determina tanto o ser, como sabemos nós, os nomeados? nomeia-se para que se possa chamar: "fulano! olha isso! venha aqui! cuidado! não faz assim! nós te homenageamos, fulano. eu te amo, meu fulano adorado. some daqui, seu fulano imbecil!" nomeia-se para que haja reputação e memória: "lembra do que fulano fez? miremo-nos no exemplo de fulano. fulano será nosso símbolo por gerações e gerações." nomeia-se para ninar: "dorme, meu fulaninho querido." nomeia-se para a vingança: "você pensa que eu vou esquecer, algum dia, do que você fez para fulano?" nomeia-se para que exista o tempo e a memória. mas, acima de tudo, nomeia-se para que cada um seja o outro de alguém.

2 comentários:

  1. "nomeia-se para que exista o tempo e a memória,mas, acima de tudo,nomeia-se para que cada um seja o outro de alguém". bonito.reparei que por preguiça ou praticidade, fiz, aqui, 3 comentários como anônimo. Hoje vi que ao clicar "comentar", há também Nome/URL.URL? O nome do anônimo é josé .

    ResponderExcluir
  2. o nome existe porque não dá pra sermos só um monte de palavras, de adjetivos e verbos. cada um é tantas classes gramaticais distintas que só um nome poderia juntar todas elas.

    ResponderExcluir